Poesia é porta de entrada para encantamento, emoções, rimas e sons, lugar onde a pontuação encontra as borboletas, a métrica anda junto com a cadência e palavras novas saltitam a todo o momento. Para a criança pequena poesia é pura riqueza de sensações, conhecimento, ludicidade, é presenciar a língua brincando e poder brincar junto. A educação exerce um importante papel na formação do leitor, além da atuação do professor neste processo, cabe também à família a incentivar a prática da leitura desde a mais tenra idade, lembrando que a criança aprende a partir do exemplo. Durante o processo de alfabetização, é muito comum trabalhar com textos poéticos, pois, além de muitos contarem com um rico vocabulário, permite ao leitor memorizar com facilidade, em razão das rimas quase sempre presentes, facilitando então sua reescrita e permitindo também o aluno se aventurar na escrita autoral, pois a poesia permite a expressão de ideias, sentimentos e emoções. Veja o vídeo gravado por Catarina
Registro da regência das discentes Valéria Rodrigues e Renata Batista desenvolvida no Núcleo de Pedagogia do Programa de Residência Pedagógica do IFG. A atividade foi desenvolvida no Módulo 3, no final do segundo semestre de 2023 e teve como foco o ensino de Libras. Discentes: Valéria Rodrigues e Renata Batista Coordenadoras de Núcleo: Rachel Benta e Suzana Albuquerque Coordenadora Institucional: Dayanna Pereira dos Santos Docente orientador da área de Libras: Francisco Marcelo Bessa Preceptora: Luciane Peres Lemes Frota - E. M. Deushaydes Rodrigues de Oliveira
Nesta proposta educacional, as discentes Denise Gonçalves e Larissa Rodrigues, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, buscaram aprofundar a compreensão de figuras geométricas planas e espaciais, promovendo o reconhecimento e a nomenclatura de formas como círculo, quadrado, retângulo, triângulo, cubo, cilindro, esfera, pirâmide, paralelepípedo e cone utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, estabelecer conexões significativas entre as figuras geométricas e as formas presentes na natureza e naquelas transformadas pela ação do homem. Como recurso pedagógico, foram utilizadas figuras geométricas impressas comprando-as com objetos do cotidiano em formatos similares proporcionando uma experiência tátil e visual. Adicionalmente, integraram o Jogo da Memória promovendo uma abordagem lúdica e prática para solidificar o conhecimento adquirido. Essa abo rdagem visou promover a inclusão e a diversidade, tornando o aprendizado acessível à todos.
Apaixonada ❣️🥰
ResponderExcluir