O vídeo traz a importância da oralidade para a alfabetização e letramento na Educação Infantil e Ensino Fundamental. A cultura oral brincante é apresentada com trava-línguas, parlendas, quadrinhas e rimas, repertórios poéticos musicais que trazem toda a riqueza da herança cultural para ser abraçado em um contexto tanto oral quanto escrito na escola, de uma maneira a trazer a intimidade da criança com linguagem. Com intuito de fazer sorrir e ao mesmo tempo compreender o poder da ludicidade, mostrando na prática esta vivência, mostrando de forma leve a educação, onde se aprende brincando. Segue o link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=S_vNlfQND24 Alunas: Amanda Amorim Andressa Gagliardi Daniella Cardoso
Poesia é porta de entrada para encantamento, emoções, rimas e sons, lugar onde a pontuação encontra as borboletas, a métrica anda junto com a cadência e palavras novas saltitam a todo o momento. Para a criança pequena poesia é pura riqueza de sensações, conhecimento, ludicidade, é presenciar a língua brincando e poder brincar junto. A educação exerce um importante papel na formação do leitor, além da atuação do professor neste processo, cabe também à família a incentivar a prática da leitura desde a mais tenra idade, lembrando que a criança aprende a partir do exemplo. Durante o processo de alfabetização, é muito comum trabalhar com textos poéticos, pois, além de muitos contarem com um rico vocabulário, permite ao leitor memorizar com facilidade, em razão das rimas quase sempre presentes, facilitando então sua reescrita e permitindo também o aluno se aventurar na escrita autoral, pois a poesia permite a expressão de ideias, sentimentos e emoções. Veja o vídeo gravado por...
A aluna, Doralina tavares Cerqueira carvalho (graduanda em Pedagogia no IFG - Goiânia Oeste) , pautou-se no livro educação como prática da liberdade, do autor Paulo Freire, que apresenta as palavras geradoras como no vídeo acima onde é utilizado: ARADO, BATUQUE, BICICLETA, CHUVA, COMIDA, ENGENHO, ENXADA, FAVELA, GOVERNO, MANGUE, PROFISSÃO, POÇO, RIQUEZA, SALÁRIO, TERRENO, TIJOLO e TRABALHO. O processo proposto por Paulo Freire propõe que seja iniciado um ensino através do universo vocabular dos alunos, ou seja, do que ele está mais próximo, palavras que servirão de base para as lições.
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