Práticas de Letramento e o Universo dos Quadrinhos




A relevância de promover boas práticas de letramento está associada a tarefa de fazer com que o educando faça o uso social da língua, isto é, que ele não apenas leia determinado texto, mas que o compreenda e o relacione com o seu cotidiano. “Não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer o uso do ler e do escrever, saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente”. (SOARES, 2016, p. 20).

Há de se mencionar o termo “letrado”, utilizado por Soares (2016) para definir o indivíduo que consegue utilizar conscientemente situações de letramento, ou seja, domina as situações que giram em torno do uso social da língua. “[...] O indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita”. (SOARES, 2016, p. 40).

 Dentro da gama de gêneros, pode-se destacar a HQ, gênero textual bastante presente no dia a dia dos alunos, com linguagem diversificada e com bastantes recursos visuais. Trabalhar HQs possibilita desenvolver nos educandos diferentes estruturas textuais atreladas ao mundo da imaginação, uma vez que as expressões corporais e faciais das personagens permitem o desenvolvimento da capacidade interpretativa do leitor. 

As HQs são narrativas gráficas constituídas por escrita e desenho que exigem dos seus leitores interpretações verbais e visuais. É possível encontrar em tal gênero o prazer da leitura advindo da ludicidade própria desse texto. Portanto, nos quadrinhos, o entrelaçamento entre o texto e a imagem e indivisível. Não existem quadrinhos sem texto. Existem mudos sem balões, onomatopeias ou recordatórios, mas nunca sem texto. Nesses o texto está implícito é a história, o roteiro. A história é quem guia todas as decisões narrativas e estéticas do autor. Um quadrinista é antes de tudo, contador de histórias. (BRANDÃO, 2018, p.47). Destarte, o trabalho com HQs permite que o professor desenvolva também o lado social dos educandos, pois o conteúdo abordado na maioria desses textos promove uma reflexão pelo fato apresentarem temáticas como Valores Humanos, Educação e Ética.

Fonte : Rosana Siqueira Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia!!

O ensino de Libras no Programa Residência Pedagógica

Programa Residência Pedagógica: Aprendendo LIBRAS