Jogos pedagógicos e alfabetização-letramento

 


Acadêmicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia  IFG - Campus Goiânia Oeste desenvolveram ao longo do segundo semestre de 2022 jogos pedagógicos para crianças na fase inicial de alfabetização. Para tanto, o grupo promoveu  uma relevante  discussão sobre as  diferentes concepções em relação aos pré- requisitos da habilidade de escrita e, principalmente, acerca dos métodos utilizados no curso da história da educação brasileira. Com os estudos empreendidos o grupo percebeu que o uso de jogos pode despertar nas crianças a motivação, a expressividade, a imaginação, a linguagem comunicativa, a atenção, a concentração, o raciocínio lógico, e podem englobar diferentes áreas do conhecimento, por isso constitui-se em um recurso de ponta no processo de alfabetização/letramento. A criança demonstra, a partir do lúdico e da brincadeira, interesses e gostos, desenvolve suas emoções e sua expressividade, a capacidade de resolução de problemas e desafios, construindo, assim, sua identidade; é uma coisa séria e não algo para “passar o tempo”, como muitos equivocadamente pensam.

Entre os jogos analisados destacamos alguns proveniente da  caixa de Jogos de Alfabetização do CEEL (Centro de Estudos em Educação e Linguagem), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de Brandão et al. (2009): 

(01) JOGO DA MEMÓRIA COM RIMAS: Esse jogo trabalha rimas e contribui para a reflexão da semelhança sonora em final de palavras. É indicado para alunos com dificuldades fonológicas e com dislexia, cujo trabalho com identificação de rimas é mais difícil. Na caixa dos jogos de alfabetização do CEEL encontramos um jogo semelhante intitulado Caça Rimas, em que o aluno também deve encontrar os pares sonoros. 

(02) BINGO DOS SONS INICIAIS: Nesse jogo, o professor sorteia uma palavra. O aluno identifica o som inicial semelhante em sua cartela, preenchendo, assim, a cartela do bingo. Contribui para a discriminação de fonemas e de sons iniciais. 

(03) PALAVRA DENTRO DA PALAVRA: Possibilita à criança refletir sobre a possibilidade de acréscimo e supressão de sons a partir de palavras para formar novas palavras. 

(04) BATALHA DE PALAVRAS: Nesse jogo, os alunos retiram as cartas que estão viradas para baixo e devem contar as sílabas; ganha o jogo aquele cuja carta possuir maior número de sílabas. Este jogo, integrante do material anterior citado, possibilita a aquisição da consciência silábica, ou seja, “segmentar as palavras nas unidades que as compõem, ou seja, as sílabas.” (MOLLICA et al., 2012, p. 229). 

(05) TRINCA MÁGICA: Explora a identificação das rimas, ou seja, os sons finais semelhantes de cada palavra. O trabalho com esta habilidade fonológica também pode ser realizado a partir de jogo da memória. Assim, os alunos terão a possibilidade de refletir sobre os sons da língua, além de apropriarem-se da língua de forma lúdica. Os resultados têm demonstrado eficácia.

 (06) TROCA LETRAS: O jogo troca letras é uma excelente ferramenta para que o aluno reflita que a partir da troca de uma letra poderá formar novas palavras, oportunizando uma reflexão estrutural, semântica e fonética da língua. 

(07) DADO SONORO: Trata-se de um jogo muito adequado no trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem. É oportunizado ao aluno identificar sons iniciais semelhantes, auxiliando na discriminação auditiva dos fonemas da língua. Seu funcionamento se dá por meio de um dado numérico de 1 – 8. Sorteado o número no dado, o aluno identifica o som na figura correspondente ao número, tentando procurar nas cartas espalhadas pela mesa, outra palavra de som inicial semelhante.

(08) TRANSFORMANDO PALAVRAS: Esse jogo também leva o aluno a refletir sobre os fonemas da língua portuguesa e a grafia de palavras, classificada pela maioria dos professores, como palavras com dificuldades ortográficas. São colocadas as fichas em um saco, a professora sorteia uma ficha, mostra-a para o grupo e/ou individualmente. O aluno deve formar uma nova palavra com o acréscimo de uma nova letra proposta pela ficha. É um jogo que demonstra bastante motivação e aceitação pelos alunos, além de despertar a criatividade. 

(09) QUEBRA-CABEÇA F/V; P/B; T/D: Assim como alguns jogos de memória possibilita ao aluno a distinção de letras foneticamente semelhantes como: m/n; b/p; f/v entre outros.


Segue abaixo alguns dos jogos produzidos:







Fonte - Sarah Vieira

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