Inclusão e o Processo de Alfabetização e Letramento

 

Inclusão e o Processo de Alfabetização e Letramento

Em 2008, foi promulgada a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), cuja natureza do texto objetiva defender o fato de que a pessoa com deficiência deve ser compreendida como aquela que enfrenta impasses/impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial, que, em interação com diferentes barreiras, pode ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.

A referida política pode ser identificada como efeito do movimento mundial pela educação inclusiva, que predispõe um paradigma educacional pautado pela concepção de direitos humanos, pela indissociabilidade entre igualdade/diferença e pela superação da exclusão tanto no interior da escola como em seu exterior.

Para Mantoan (2008), essa política busca uma ruptura em relação ao padrão integracionista, a partir da apresentação de um conjunto de metas e diretrizes. Entre essas, destaca-se o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como um elemento cogente para o processo de inclusão de qualidade nas escolas regulares.

Com o objetivo de tornar o AEE um instrumento legal, em 2011, o Decreto n.º 7.611/2011 revoga o Decreto n.º 6.571/2008, e apresenta as seguintes diretrizes: garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com igualdade, incluindo os níveis mais elevados; oferta de atendimento especializado; formação de profissionais da Educação Especial para possibilitar a inclusão; buscar a participação da família e da comunidade; estruturação de núcleos de acessibilidade.

Sob esse prisma, a interface entre dois complexos processos, alfabetização e inclusão, resulta em significativos desafios para o trabalho docente e, por isso, torna-se indispensável conhecer melhor a realidade dos estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE). Para tanto, é necessário começar pelo debate e compreensão do que vem a ser educação inclusiva, seus fundamentos e seus princípios norteadores. Esclarecida esta dimensão conceitual, é possível avançarmos pelas especificidades dos estilos e ritmos de aprendizagem das crianças que apresentam deficiências, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, principalmente no que tange ao processo de alfabetização e letramento.

 Em sala de aula é muito importante o debate sobre a diversidade humana, por isso selecionamos alguns livros que podem ajudar no compartilhamento de saberes e na busca pelo respeito à diversidade e a concretização de uma escola para todos.

Rodas, pra que te quero! – Angela Carneiro e Marcela Cálamo 




A história da pequena Tchela que se movimentava para cima e baixo com a sua bicicleta, até que ela descobriu que isso não seria mais possível.... No início Tchela ficou triste e desanimada, mas logo percebeu que suas aventuras não precisavam ser interrompidas pelo seu novo jeito de andar. 

 

O silêncio de Júlia - Pierre Coran e Mélanie Florian

 



A história de Júlia traz as idas e vindas de como crianças também precisam de um tempo próprio para aprenderem as diferenças que existem entre seus pares e conseguir respeitá-las. 

 

Tudo bem ser diferente 

 



O livro mostra de um jeito divertido que diversidade física é uma característica humana. Ele permite à criança compreender que a diversidade humana ou social significa uma infinidade de diferenças entre as pessoas ou grupos que compõem a vida em comunidade.

 

O menino que via com as mãos – Alexandre Azevedo

 



O livro mostra aos leitores como é o mundo de quem precisa do tato para conhecer o seu entorno. É uma delicada história sobre o menino Juquinha que visita diferentes lugares do mundo tateando as suas superfícies para reconhecê-las.

 

Professora Dayanna Pereira dos Santos

Acadêmica do Curso de Pedagogia – IFG Campus Goiânia Oeste - Daniella Cardoso

 

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