Dominó Animal – a brincadeira como ferramenta para a alfabetização.

  Lenora Alfonso Gonçalves Falcão e Valéria Rodrigues de Oliveira

Discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia - IFG Goiânia Oeste


A infância é sem dúvida a época mais divertida que podemos ter, cheia de descobertas, momentos de alegria, brincadeiras e claro aprendizagens para toda a vida! A criança também faz parte da comunidade e participa da construção da sociedade, mesmo sendo tão pequeninos. Dessa maneira, por ser uma fase tão maravilhosa e única, as maneiras de se ensinar essas crianças igualmente precisam acompanhar as características inerentes à elas. 

Ao longo dos anos, foram criados vários métodos de alfabetização focados nos elementos da palavra (sons, sílabas ou letras) ou na própria palavra. Infelizmente, por muitos anos e ainda hoje, as discussões sobre a alfabetização estão muito focadas em apenas eleger um único meio de ensinar a língua para as crianças. Entretanto, o principal objetivo de se ensinar a ler e a escrever é integrar os pequenos na sociedade por meio da Linguagem.

Por isso, o processo de alfabetização não pode ser reduzido apenas à aprendizagem das letras e seus sons, mas sim à compreensão do uso da língua (nos textos) nas relações sociais através das técnicas de escrita e leitura. Felizmente, nos últimos tempos, os professores e professoras estão compreendendo que é possível usar vários métodos para alfabetizar os estudantes e não minimizar todo o processo à atividades pedagógicas.

Mas uma coisa é certa: criança gosta de brincar e deve fazer isso!

Então, pensando nessa natureza da brincadeira, criamos o Dominó Animal: um jogo extremamente divertido que além de mostrar as regras do jogo dominó (conhecer a funcionalidade social do jogo), apresenta os sons das vogais por meio dos nomes de animais. A consciência fonológica é promover nos estudantes o reconhecimento dos sons das letras, esse conhecimento é importante para o processo de alfabetização e o jogo possui o objetivo de estimular essa aprendizagem.

As peças apresentam em uma das pontas a escrita das letras (no caso as vogais A, E, I, O e U) e na outra o desenho dos animais (Abelha, Elefante, Iguana, Ovelha e Urso). Cada criança deve encontrar os pares corretamente e, durante o jogo, os sons das letras devem ser relembrados ludicamente dentro da brincadeira. O jogo pode ser trabalhado juntamente com a apresentação dos animais para as crianças, assim, criando um contexto para o uso do material.

Por fim, essa atividade pode ser feita com crianças bem no início do processo de alfabetização, dessa forma, introduzindo as vogais e seus sons com um tema contextualizado com a sua faixa etária (no caso, os animais). Logo, o Dominó Animal proporciona às crianças uma forma legal de se aprender e evidencia como a brincadeira tem sim um papel essencial no desenvolvimento infantil.

Então, vamos brincar?


Referências bibliográficas:

SOARES, Magda. Alfaletrar. Toda criança pode aprender a ler e escrever. Editora Contexto. São Paulo. 2020

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