Cápsulas de Letras

Joel Correia & Luzineth Gonçalves de Jesus

Discentes do Curso de Pedagogia IFG Goiânia Oeste



Sabemos que as crianças adoram histórias e fantasiar. A imaginação dos pequenos é extraordinária e podemos utilizar sua capacidade imagética para envolvê-los em atividades que tenham a finalidade de assimilação de novos conhecimentos. Assim, pensamos na elaboração de um material que fosse lúdico e que possibilitasse desenvolver uma atividade descontraída, assim como uma brincadeira.
Assim, a proposta é aprender brincando e formulando frases ou palavras. E por meio deste momento ampliar a compreensão acerca das letras alfabética. Sabemos o quanto é importante para a alfabetização e o letramento conhecer o grafema, representação visual da letra e o fonema, as possibilidades sonoras que cada letra tem.
Mas para isso há um percurso onde o professor deve ter paciência e constância, visando a aprendizagem do indivíduo. Durante esse processo, em um momento oportuno, pode desenvolver esta atividade. Levando em conta o momento formativo em que se encontra a turma.
Optamos em uma atividade que os deixe mais atuantes acerca de como irão contemplar cada letra. Desse modo, a criança vai trazer seu mundo simbólico e suas associações fônicas para a letra que retirar. Esta atividade é também um momento formativo, sendo elaborada para a fixação de modo mais descontraída. Iremos nos atentarmos aos momentos mais significativos e posteriormente incorporamos na nossa prática. 
Acerca da proposta pedagógica, nós confeccionamos plaquinhas contento todas as letras do alfabeto, de A à Z.Com post-its, canudinho e fita adesiva. Em três cores, escrevemos as letras e completamos com alguns detalhes. Os post-its são coloridos. Visando chamar a atenção dos estudantes. Colocamos todo o material dentro do pote, com algumas balinhas, que darão um engajamento para a atividade. A proposta é que cada criança pegue dentro do pote uma plaquinha, reconheça a letra e inicie uma história, com uma palavra que se inicie com uma possibilidade sonora da mesma. A exemplo, um aluno retira a letra R, e diz "Ratos são bichos pequeninos".
Assim, iremos enfatizar, letra R de rato, para melhor compreensão dos alunos. Esse movimento se repetirá em toda brincadeira. A criança pode tentar formular uma palavra ou frase com a letra que retirar, sempre com o auxílio do professor, que mediará a atividade. A todo momento, as palavras que forem surgindo serão anotadas. Ao final, recordaremos cada uma delas e qual letra a originou, assim como o fonema inicial. Desse modo, pretendemos uma atividade formativa e descontraída.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia!!

O ensino de Libras no Programa Residência Pedagógica

Programa Residência Pedagógica: Aprendendo LIBRAS