A importância de recursos audiovisuais na alfabetização!
Discentes da Disciplina Alfabetização e Letramento IFG Goiânia Oeste (2021/2)
Aline
Ludimila Rosa Mamede; Joana Tomasia Maria Campelo Duarte; Lucas Gonçalves
Os recursos audiovisuais são poderosas ferramentas de inclusão e diversidade no processo de alfabetização e letramento, atuando na exploração dos sentidos, apresentando diversas realidades e trazendo ao convívio da criança o contato com diversas culturas, traduzindo ações em sentimentos, permitindo que a criança crie e recrie de forma livre. É muito importante que essa ferramenta seja desenvolvida e explorada, pois traz ludicidade e praticidade ao ambiente escolar.
A atual situação de pandemia em que
vivemos, de certa maneira, forçou a comunidade mundial a ter acesso e utilizar
em larga escala estes recursos, devido a situação de isolamento que fomos
submetidos de forma abrupta em prol da preservação da vida e da saúde.
Com crianças e jovens passando mais tempo
em casa e em constante utilização de aparelhos eletrônicos, entramos no auge da
era digital, e nada mais justo que a educação também aderisse esta onda.
Jogos interativos, atividades lúdicas em
que se aprende brincando e prendendo mais a atenção da criança, torna o
aprendizado mais dinâmico e divertido, tornando este método de ensino, se
utilizado de forma estratégica, uma ferramenta eficaz no processo de
alfabetização e letramento. Disponibilizar conteúdos diversificados é uma
responsabilidade de todos nós educadores.
As novas tecnologias de informação e
comunicação abrem um universo de possibilidades, trazendo agilidade na troca de
informações e compartilhamento de dados, conteúdos, filmes, jogos interativos,
atividades pedagógicas em diversos formatos, beneficiando o processo de
aprendizado. Por outro lado, também disponibiliza o acesso a grandes
diversidades culturais e inovações, permitindo sair mais facilmente de métodos
tradicionais obtendo resultados eficazes.
A alfabetização audiovisual desperta e
estimula a criatividade e a autonomia, em que a criança aprende brincando a
tomar decisões, construir opiniões e fazer escolhas, trabalhando e
desenvolvendo a independência. Tal conquista está intimamente ligada à inclusão
digital e a obtenção de maiores conhecimentos em um menor espaço de tempo.
A conquista da independência é um
importante fator para todos os cidadãos e para a sociedade em que vivemos
atualmente, sobretudo para aqueles que possuem necessidades especiais,
possibilitando ampliar o repertório, construir e criar de forma autônoma,
estimulando a criatividade e o imaginário.
Não podendo esquecer que estamos abordando
acerca da diversidade e acessibilidade, sendo que sem esta última, inviabiliza
a realização do recurso audiovisual com eficácia. É fundamental que os órgãos governamentais invistam em
possibilidades de levar esta acessibilidade a todos, principalmente onde o
poder aquisitivo não é satisfatório, onde a segregação social impera. É
fundamental pensar em projetos de conectividade, tanto no ambiente escolar
quanto no ambiente familiar.
Diante deste novo quadro das novas mídias
e tecnologias, ideias inovadoras ganham cada vez mais espaço na sociedade. O uso de recurso audiovisual tem por objetivo construir
o conhecimento através da acessibilidade, reflexão e a produção audiovisual no
âmbito educacional.
O programa teve como endereçamento inicial
os estudantes da rede pública de ensino e seus professores, pois acreditavam que as crianças de classes populares deveriam ter acesso a produtos
audiovisuais – filmes, animações, fotografias – de maior qualidade estética e
não apenas aqueles que as grandes redes de televisão e as locadoras
propiciavam/ofertavam. Porém, ao longo dos anos, especialistas no campo das
mídias audiovisual – artistas, produtores, fotógrafos, cineastas, pesquisadores
– que participavam e contribuíam com a qualificação do programa em projetos de
formação, começaram a estabelecer diálogos com professores e estudantes
constituindo assim novas interrogações e outras possibilidades de respostas,
aprendendo, também, a partir desta relação com a escola. Cremos que aí
estabelecemos um verdadeiro diálogo entre os dois campos.
Na formação inicial, realizada em
licenciaturas, os jovens professores nem sempre têm a possibilidade de discutir
a sociedade contemporânea, a significação da linguagem audiovisual na vida dos
jovens e dos adultos e a relação da mídia (e do consumo) na constituição das
subjetividades das crianças, jovens e adultos, definindo seus interesses e
incidindo sobre os processos cognitivos. Portanto, a formação propiciada pela
alfabetização audiovisual pretende ofertar elementos críticos/teóricos e
técnicos para que os professores possam ampliar sua análise da cultura
audiovisual, no contexto de uma sociedade de espetáculo, e assim repensarem sua
programação escolar – conteúdos e metodologias – incluindo, de forma crítica, o
audiovisual. Pois as vias da aprendizagem, da expressão e da comunicação das
crianças e jovens estão, na atualidade, permeadas pela relação com a tecnologia
audiovisual. A utilização deste tipo de método
na formação das crianças contribui para um melhor desempenho escolar
tanto para a escola quanto para alunos e professores.
Os recursos audiovisuais como instrumento
de formação e desenvolvimento cognitivo dos estudantes na escola é algo que
está começando agora, principalmente em experiências isoladas. O uso desta
metodologia como recurso complementar cumpre uma importante estratégia
educacional para a produção e a reflexão
sobre o conhecimento, a compreensão do mundo, o modo de comunicar pontos de
vista. Porém, esse movimento de mudança na concepção da presença do audiovisual
na escola ainda está em fase inicial.
A metodologia audiovisual traz grandes benefícios
para professores e estudantes pois conecta o mundo vivenciado pelas crianças e
o mundo do conhecimento escolar ofertando novos modos de pensar a educação e
produzir realidades, construir conhecimentos e intervir no mundo Ofertar para
ambos outros modos de se pensar e produzir realidades. Construir conhecimentos
e intervir no mundo. Principalmente tendo em vista a democratização da
tecnologia e das possibilidades de comunicação.
A compreensão da alfabetização audiovisual
levam à constituição da formação: o acesso, a reflexão e a produção.
A alfabetização
e o letramento é um processo de grande importância na formação do indivíduo e
pode tornar a vida mais fácil possibilitando que haja uma contribuição com
outras pessoas através da contribuição do conhecimento trazendo o indivíduo o
maior domínio sobre o mundo. Ausência desse processo limita a vivência humana
em sociedade. Os processos de alfabetização e letramento proporcionam a
aprendizagem para toda a vida. Nesse contexto podemos
observar que existem vários métodos que podem
ser classificados como sintéticos e analíticos. Vamos falar um pouco sobre o
método audiovisual, sua importância na aprendizagem. Esse método explora os sentidos, apresenta diferentes realidades,
traduz sentimentos, formas de vida, cria e recria situações e projeta futuros,
ou seja, os recursos audiovisuais são de grande importância como apoio ao
desenvolvimento dos letramentos. Um ensino utilizando-o os desenhos, as
fotografias, as músicas, teatros e das danças, podemos observar que pode ser
melhor apreendido, fixado. É importante destacar que todo método é necessário
fica atento a necessidade individual e coletiva de cada grupo, pois pode
variar, além do mais não são todos os assuntos que permitem um determinado
recurso não-verbal, ou seja, devemos buscar outros meios de suporte de ensino
que permitam maior contato com o conhecimento..
Concluímos então que a alfabetização
e o letramento por meio do uso dos recursos audiovisuais na tentativa de um
ensino-aprendizagem diferenciado são importantes, pois são capazes de
significar algo e estimular, principalmente, três dos cinco sentidos – visão,
audição e tato. Vale relembrar a eficácia deles no que diz respeito às
capacidades humanas de assimilação, os benefícios que podem ser obtidos,
juntamente com a capacidade de inferência de cada aluno, para o aprendizado e
apoio à criticidade, reflexão e questionamento deles.
Como
citamos acima, há inúmeras formas de trabalhar o audiovisual e criarmos formas
de aprendizado mais variadas, e as vezes focamos apenas no uso de computadores,
celulares e afins, mas esquece-se do desenho, da fotografia, da música, do
teatro e da dança e do uso destes como meios para atribuição de significados.
Site
escola games
REFERÊNCIAS:
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas.
Trabalho apresentado na 26° Reunião Anual da ANPED, Minas Gerais, 2003.
PEREZ, Clotilde; BAIRON, Sérgio. Comunicação &
Marketing. São Paulo: Futura, 2002. PIMENTA
https://www.escolagames.com.br/jogos/carnaval/
https://m.educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/linguagem.htm
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