A importância de recursos audiovisuais na alfabetização!

 

Discentes da Disciplina Alfabetização e Letramento IFG Goiânia Oeste (2021/2)

Aline Ludimila Rosa Mamede; Joana Tomasia Maria Campelo Duarte; Lucas Gonçalves


Os recursos audiovisuais são poderosas ferramentas de inclusão e diversidade no processo de alfabetização e letramento, atuando na exploração dos sentidos, apresentando diversas realidades e trazendo ao convívio da criança o contato com diversas culturas, traduzindo ações em sentimentos, permitindo que a criança crie e recrie de forma livre. É muito importante que essa ferramenta seja desenvolvida e explorada, pois traz ludicidade e praticidade ao ambiente escolar.

A atual situação de pandemia em que vivemos, de certa maneira, forçou a comunidade mundial a ter acesso e utilizar em larga escala estes recursos, devido a situação de isolamento que fomos submetidos de forma abrupta em prol da preservação da vida e da saúde.

Com crianças e jovens passando mais tempo em casa e em constante utilização de aparelhos eletrônicos, entramos no auge da era digital, e nada mais justo que a educação também aderisse esta onda.

Jogos interativos, atividades lúdicas em que se aprende brincando e prendendo mais a atenção da criança, torna o aprendizado mais dinâmico e divertido, tornando este método de ensino, se utilizado de forma estratégica, uma ferramenta eficaz no processo de alfabetização e letramento. Disponibilizar conteúdos diversificados é uma responsabilidade de todos nós educadores.

As novas tecnologias de informação e comunicação abrem um universo de possibilidades, trazendo agilidade na troca de informações e compartilhamento de dados, conteúdos, filmes, jogos interativos, atividades pedagógicas em diversos formatos, beneficiando o processo de aprendizado. Por outro lado, também disponibiliza o acesso a grandes diversidades culturais e inovações, permitindo sair mais facilmente de métodos tradicionais obtendo resultados eficazes.

A alfabetização audiovisual desperta e estimula a criatividade e a autonomia, em que a criança aprende brincando a tomar decisões, construir opiniões e fazer escolhas, trabalhando e desenvolvendo a independência. Tal conquista está intimamente ligada à inclusão digital e a obtenção de maiores conhecimentos em um menor espaço de tempo.

A conquista da independência é um importante fator para todos os cidadãos e para a sociedade em que vivemos atualmente, sobretudo para aqueles que possuem necessidades especiais, possibilitando ampliar o repertório, construir e criar de forma autônoma, estimulando a criatividade e o imaginário.






Não podendo esquecer que estamos abordando acerca da diversidade e acessibilidade, sendo que sem esta última, inviabiliza a realização do recurso audiovisual com eficácia. É fundamental que os órgãos governamentais invistam em possibilidades de levar esta acessibilidade a todos, principalmente onde o poder aquisitivo não é satisfatório, onde a segregação social impera. É fundamental pensar em projetos de conectividade, tanto no ambiente escolar quanto no ambiente familiar.

Diante deste novo quadro das novas mídias e tecnologias, ideias inovadoras ganham cada vez mais espaço na sociedade. O  uso de recurso audiovisual tem por objetivo construir o conhecimento através da acessibilidade, reflexão e a produção audiovisual no âmbito educacional.

O programa teve como endereçamento inicial os estudantes da rede pública de ensino e seus professores, pois acreditavam que as crianças de classes populares deveriam ter acesso a produtos audiovisuais – filmes, animações, fotografias – de maior qualidade estética e não apenas aqueles que as grandes redes de televisão e as locadoras propiciavam/ofertavam. Porém, ao longo dos anos, especialistas no campo das mídias audiovisual – artistas, produtores, fotógrafos, cineastas, pesquisadores – que participavam e contribuíam com a qualificação do programa em projetos de formação, começaram a estabelecer diálogos com professores e estudantes constituindo assim novas interrogações e outras possibilidades de respostas, aprendendo, também, a partir desta relação com a escola. Cremos que aí estabelecemos um verdadeiro diálogo entre os dois campos.

Na formação inicial, realizada em licenciaturas, os jovens professores nem sempre têm a possibilidade de discutir a sociedade contemporânea, a significação da linguagem audiovisual na vida dos jovens e dos adultos e a relação da mídia (e do consumo) na constituição das subjetividades das crianças, jovens e adultos, definindo seus interesses e incidindo sobre os processos cognitivos. Portanto, a formação propiciada pela alfabetização audiovisual pretende ofertar elementos críticos/teóricos e técnicos para que os professores possam ampliar sua análise da cultura audiovisual, no contexto de uma sociedade de espetáculo, e assim repensarem sua programação escolar – conteúdos e metodologias – incluindo, de forma crítica, o audiovisual. Pois as vias da aprendizagem, da expressão e da comunicação das crianças e jovens estão, na atualidade, permeadas pela relação com a tecnologia audiovisual. A utilização deste tipo de método  na formação das crianças contribui para um melhor desempenho escolar tanto para a escola quanto para alunos e professores.

Os recursos audiovisuais como instrumento de formação e desenvolvimento cognitivo dos estudantes na escola é algo que está começando agora, principalmente em experiências isoladas. O uso desta metodologia como recurso complementar cumpre uma importante estratégia educacional para  a produção e a reflexão sobre o conhecimento, a compreensão do mundo, o modo de comunicar pontos de vista. Porém, esse movimento de mudança na concepção da presença do audiovisual na escola ainda está em fase inicial.

A metodologia audiovisual traz grandes benefícios para professores e estudantes pois conecta o mundo vivenciado pelas crianças e o mundo do conhecimento escolar ofertando novos modos de pensar a educação e produzir realidades, construir conhecimentos e intervir no mundo Ofertar para ambos outros modos de se pensar e produzir realidades. Construir conhecimentos e intervir no mundo. Principalmente tendo em vista a democratização da tecnologia e das possibilidades de comunicação.



 O grande desafio é formar profissionais capacitados para trabalhar com estas tecnologias. Cada vez mais os jovens professores tem maior domínio da técnica mas algumas vezes temos problemas com a falta de equipamentos e de uma internet mais potente na escola.

A compreensão da alfabetização audiovisual levam à constituição da formação: o acesso, a reflexão e a produção.

        A alfabetização e o letramento é um processo de grande importância na formação do indivíduo e pode tornar a vida mais fácil possibilitando que haja uma contribuição com outras pessoas através da contribuição do conhecimento trazendo o indivíduo o maior domínio sobre o mundo. Ausência desse processo limita a vivência humana em sociedade. Os processos de alfabetização e letramento proporcionam a aprendizagem para toda a vida. Nesse contexto podemos observar que existem vários métodos que podem ser classificados como sintéticos e analíticos. Vamos falar um pouco sobre o método audiovisual, sua importância na aprendizagem. Esse método explora os sentidos, apresenta diferentes realidades, traduz sentimentos, formas de vida, cria e recria situações e projeta futuros, ou seja, os recursos audiovisuais são de grande importância como apoio ao desenvolvimento dos letramentos. Um ensino utilizando-o os desenhos, as fotografias, as músicas, teatros e das danças, podemos observar que pode ser melhor apreendido, fixado. É importante destacar que todo método é necessário fica atento a necessidade individual e coletiva de cada grupo, pois pode variar, além do mais não são todos os assuntos que permitem um determinado recurso não-verbal, ou seja, devemos buscar outros meios de suporte de ensino que permitam maior contato com o conhecimento..

            Concluímos então que a alfabetização e o letramento por meio do uso dos recursos audiovisuais na tentativa de um ensino-aprendizagem diferenciado são importantes, pois são capazes de significar algo e estimular, principalmente, três dos cinco sentidos – visão, audição e tato. Vale relembrar a eficácia deles no que diz respeito às capacidades humanas de assimilação, os benefícios que podem ser obtidos, juntamente com a capacidade de inferência de cada aluno, para o aprendizado e apoio à criticidade, reflexão e questionamento deles.

        Como citamos acima, há inúmeras formas de trabalhar o audiovisual e criarmos formas de aprendizado mais variadas, e as vezes focamos apenas no uso de computadores, celulares e afins, mas esquece-se do desenho, da fotografia, da música, do teatro e da dança e do uso destes como meios para atribuição de significados.

 


Site escola games


 

REFERÊNCIAS:

 

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado na 26° Reunião Anual da ANPED, Minas Gerais, 2003.

 

PEREZ, Clotilde; BAIRON, Sérgio. Comunicação & Marketing. São Paulo: Futura, 2002. PIMENTA

https://www.escolagames.com.br/jogos/carnaval/

https://m.educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/linguagem.htm

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