A importância da literatura na alfabetização

   


  Contar histórias para os pequenos desde de cedo é de suma importância para despertar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Diante de tais atribuições que a leitura pode despertar na criança tende a compreender que a literatura infantil é essencial para a construção do conhecimento sendo a criança capaz de criar e recriar e interagir de modo prazeroso ao ato de ler.

Ao ingressar na escola é apresentado a ela um mundo vasto que irá proporcionar a leitura e escrita. Para que esta leitura seja prazerosa, ela deve ser apresentada sem cobranças, neste sentido a criança irá interagir com o mundo do faz de conta procurando aguçar a sua imaginação, fala e escrita.

Um exemplo de primeiras histórias que as crianças têm contato são os contos de fadas, através desses contos elas aprendem a ouvir e recontar. Nesse sentido a criança irá explorar a história oral, através de desenho e escrita dando início ao letramento através da literatura.

Analisar textos que fazem parte da literatura infantil nas atividades do dia a dia em sala de aula é de grande importância para a aquisição da leitura e escrita. “Ler é mais do que decifrar um código linguístico. É construir sentido a partir do texto” (SOARES, 2010, p.46)

Pensar neste mundo literário e letrado que a criança irá conhecer o escritor Paulo José nos faz um Convite para brincar com Poesia, poema extraído do livro Poemas para Brincar, neste livro temos 12 poemas no qual o poeta brinca com as palavras fazendo uso das rimas e as aliterações.   

José Paulo Paes um escritor, poeta, ensaísta, jornalista e tradutor, que fez parte da Terceira Geração Modernista. Na década de 1990, produziu ensaios, literatura infantil, poesia e tradução. A poesia infantil de Paulo José se diferencia das demais poesias infantis, por precisamente trazer o sorriso, a alegria e o lúdico, ele justamente se sobressai pela maneira simples, e criativa com os jogos de palavras e as rimas, com histórias bem elaborada, fazendo com o que prende a atenção tanto do adulto quanto da criança.


       José Paulo, convida o leitor a interagir com a leitura, ele cria um ambiente poético e singelo que faz parte do cotidiano da criança.” A aprendizagem por meio de texto é altamente motivadora porque dá ao aluno a impressão de que ele caminha rápido para chegar ao que interessa: a compreensão de uma mensagem” (Carvalho,2012, p.41). Partindo de uma leitura coletiva juntamente com o professor, explorando palavras e imagens, a criança começa a descobrir o mundo letrado à sua volta. Com base no processo de alfabetização e letramento tendo a poesia como ponto de partida, Marlene Carvalho destaca alguns pontos essenciais: Exploração inicial do texto, decomposição do texto, análise das frases e análise das palavras. Neste sentido, essas atividades chamam a atenção da criança para alguns detalhes valiosos que irão fazer parte da compreensão da leitura e escrita.

Neste sentido o papel da literatura tem muita importância no processo da alfabetização e letramento no desenvolvimento social da criança. Na alfabetização o contato do aluno com o texto é de suma importância, neste sentido, torna-se uma revelação de elementos que pode ser decifrado, uma vez que conduz a criança a autopercepção e novas aberturas, ou seja, a literatura infantil traz uma lição de vida de forma imaginária, contribuindo para a formação da linguagem como algo concreto importante e significativo.


 Autoria: Discentes da Licenciatura em Pedagogia IFG - Alfabetização e Letramento (2021/2)

 Meire Maria 

Verônica Neias

Referências

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar: Um diálogo entre a teoria e a prática. 5ª Edição. São Paulo: Editora Ática, 2006.

https://www.facebook.com/geploleiufmt/videos/730771151029178/?__so__=channel_tab&__rv__=all_videos_card

PAES, José Paulo, Poemas para brincar, 17º Edição.São Paulo:Editora Ática,2011.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M. et al. (orgs.). A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 17-48.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesia!!

O ensino de Libras no Programa Residência Pedagógica

Programa Residência Pedagógica: Aprendendo LIBRAS