A importância da literatura na alfabetização
Contar histórias para os pequenos desde de cedo é de suma importância para despertar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Diante de tais atribuições que a leitura pode despertar na criança tende a compreender que a literatura infantil é essencial para a construção do conhecimento sendo a criança capaz de criar e recriar e interagir de modo prazeroso ao ato de ler.
Ao
ingressar na escola é apresentado a ela um mundo vasto que irá proporcionar a
leitura e escrita. Para que esta leitura seja prazerosa, ela deve ser
apresentada sem cobranças, neste sentido a criança irá interagir com o mundo do
faz de conta procurando aguçar a sua imaginação, fala e escrita.
Um exemplo de primeiras histórias que as crianças têm contato são os contos de fadas, através
desses contos elas aprendem a ouvir e recontar. Nesse sentido a criança irá
explorar a história oral, através de desenho e escrita dando início ao
letramento através da literatura.
Analisar
textos que fazem parte da literatura infantil nas atividades do dia a dia em
sala de aula é de grande importância para a aquisição da leitura e escrita.
“Ler é mais do que decifrar um código linguístico. É construir sentido a partir
do texto” (SOARES, 2010, p.46)
Pensar
neste mundo literário e letrado que a criança irá conhecer o escritor Paulo
José nos faz um Convite para brincar com Poesia, poema extraído do livro Poemas
para Brincar, neste livro temos 12 poemas no qual o poeta brinca com as
palavras fazendo uso das rimas e as aliterações.
José Paulo Paes um escritor, poeta, ensaísta, jornalista e tradutor, que fez parte da
Terceira Geração Modernista. Na década de 1990, produziu ensaios, literatura
infantil, poesia e tradução. A poesia infantil de Paulo José se diferencia das
demais poesias infantis, por precisamente trazer o sorriso, a alegria e o
lúdico, ele justamente se sobressai pela maneira simples, e criativa com os
jogos de palavras e as rimas, com histórias bem elaborada, fazendo com o que
prende a atenção tanto do adulto quanto da criança.
José Paulo, convida o leitor a interagir com a leitura, ele cria um ambiente poético
e singelo que faz parte do cotidiano da criança.” A aprendizagem por meio de
texto é altamente motivadora porque dá ao aluno a impressão de que ele caminha
rápido para chegar ao que interessa: a compreensão de uma mensagem” (Carvalho,2012,
p.41). Partindo de uma leitura coletiva juntamente com o professor, explorando
palavras e imagens, a criança começa a descobrir o mundo letrado à sua volta.
Com base no processo de alfabetização e letramento tendo a poesia como ponto de
partida, Marlene Carvalho destaca alguns pontos essenciais: Exploração inicial
do texto, decomposição do texto, análise das frases e análise das palavras.
Neste sentido, essas atividades chamam a atenção da criança para alguns
detalhes valiosos que irão fazer parte da compreensão da leitura e escrita.
Neste
sentido o papel da literatura tem muita importância no processo da
alfabetização e letramento no desenvolvimento social da criança. Na
alfabetização o contato do aluno com o texto é de suma importância, neste
sentido, torna-se uma revelação de elementos que pode ser decifrado, uma vez
que conduz a criança a autopercepção e novas aberturas, ou seja, a literatura
infantil traz uma lição de vida de forma imaginária, contribuindo para a
formação da linguagem como algo concreto importante e significativo.
Autoria: Discentes da Licenciatura em Pedagogia IFG - Alfabetização e Letramento (2021/2)
Meire Maria
Verônica Neias
Referências
CARVALHO, Marlene.
Alfabetizar e Letrar: Um diálogo entre a teoria e a prática. 5ª Edição. São
Paulo: Editora Ática, 2006.
PAES, José Paulo, Poemas
para brincar, 17º Edição.São Paulo:Editora Ática,2011.
SOARES, M. A
escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M. et
al. (orgs.). A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica,
1999. p. 17-48.
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