Manoel de Barros: Poesia e Infância

 

Segundo Garcia (2006), Manoel de Barros é um poeta da modernidade. Sua linguagem se inscreve na estética modernista.  Nascido em Cuiabá, no ano de 1916, escreveu várias obras, entre elas: “Compêndio para uso dos pássaros”, “Gramática expositiva do chão” e “Arranjos para assobio”, sendo “Livro sobre Nada”, lançado em 1996 seu trabalho de maior reconhecimento. O escritor pantaneiro, além de um estilo extremante singular, abusa do ludismo da linguagem; da consciência criadora no interior da poesia.

 A poesia de Manoel de Barros trata, em especial, do ser humano, seus poemas estabelecem diálogo com o que temos de mais característico: nossa sensibilidade. O autor trata a infância em seus poemas, como uma dimensão criativa e essencialmente natureza subjetiva do ser humano.

Assim, ao transformar a lógica sintática e semântica das estruturas linguísticas, Manoel de Barros institui uma lógica própria, uma pré-lógica e assegura o desejo de volta a um estado primeiro e, sobretudo, ratifica a ideia de que a poesia “tem a função de pregar a prática da infância entre os homens”. (BARROS, 1996, p. 311).

Para Silva (2010), o poeta usa as falas de crianças como porta-vozes para se aproximar-se ao mundo ilusionista da poesia, lá onde é absolutamente lícito fazer brinquedo com a palavra e valer-se “como se ela tivesse acabado de nascer, para limpá-la das impurezas da linguagem cotidiana e devolvê-la ao seu sentido original" e para “restituir a virgindade a certas palavras ou expressões” conforme declara Manoel de Barros a José Otávio Guizzo”. (BARROS, 1996, p. 310). Busca-se, pois, um processo constante de reinvenção da linguagem, de desautomatização do discurso.

Na concepção de Manoel de Barros, a criança e o poeta se assemelham pelo de fato de ambos fazerem uso da linguagem como extensão do mundo não apenas vivido, mas também imaginado, fantasiado. A esse respeito, afirma: “com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças. (Barros, 1999). Sob esse prisma, depreende-se   que Barros reconhece o valor da linguagem e da espontaneidade da criança para a constituição de metáforas e a invenção de novas configurações linguísticas.

Por essa razão, colaboradores do Blog: Tcham, Tcham: Estou Lendo, realizaram um interessante trabalho de leitura de poesias com crianças de uma determinada escola da cidade de Goiânia que puderam inclusive ilustrar os poemas com o objetivo de registrar suas percepções. 

Confira abaixo os resultados:

Sinopse: Entre brincadeiras e reflexões típicas da infância, as personagens divertem o leitor ao mesmo tempo em que fazem uma homenagem à poesia, à fluidez da linguagem e à capacidade das crianças de imaginar cenas tão lúdicas nos mais singelos cenários.




Sinopse:  O livro das ignorãças revela uma sofisticada e expressiva arte poética. Nele, a erudição se faz presente para poetizar a fala do que é marginal ou fronteiriço à civilização, a começar pela própria natureza e a população de pequenos animais do ar, das águas, de alagadiços e umidades.






Sinopse: O “Compêndio para uso dos pássaros”, de 1960, divide-se em duas seções: “De meninos e de pássaros” e “Experimentando a manhã nos galos”, em que se mantém constante a utilização de imagens repletas de sensorialidade e o uso de construções linguísticas inovadoras.

Referências:

BARROS, Manoel de. Gramática expositiva do chão. Poesia quase toda. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 1996.

 

MIRIAN THEYLA RIBEIRO GARCIA. Exercícios de ser humano. A poesia e a infância na obra de Manoel de Barros. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, 2006.

 

SILVA, Célia Sebastiana. Manoel de Barros: Lírica, Invenção e consciência criadora. Fronteira. São Paulo, v. 01, p. 212-220, 2010.

 

Obras de Manoel de Barros. https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=04323 Acesso em: 03/12/2021.

 

 

Produção final: Daniela Cardoso de Oliveira- Graduanda em Pedagogia – IFG Campus Goiânia Oeste; Gustavo Olimpio Rocha Leão - Graduando em Pedagogia – IFG Campus Goiânia Oeste.

Anexos: 






 



  



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